Revisão de Conteúdo
Uma descrição do processo de revisão de conteúdo.
Last updated
Was this helpful?
Uma descrição do processo de revisão de conteúdo.
Last updated
Was this helpful?
Nosso processo de revisão de conteúdo também é centralizado pelo quadro no Trello de Calendário de Conteúdo, que pode ser encontrado aqui:
Feito o primeiro rascunho de um conteúdo, ele é anexado ao seu card no Trello para a primeira revisão.
Durante o processo de revisão, são levadas em consideração três checklists:
Uma análise geral do conteúdo. Essa review é baseada diretamente em como os revisores da Rock Content seguem o processo de revisão dos textos elaborados por freelancers.
Esta análise aborda o conteúdo em um ponto de vista estratégico e é a mais importante análise do conteúdo, onde é revisado sua qualidade em concordância com a estratégia de conteúdo.
Essa review segue três pilares:
O conteúdo atingiu o objetivo da pauta? - A análise mais importante, aqui o revisor analisa o quanto o conteúdo está de acordo com a proposta inicial da pauta. Se destoar muito da proposta inicial, uma reestrutura geral pode ser necessária.
Informações do texto são relevantes para a persona? - Aqui é feita uma análise do quanto o conteúdo possui relevância para sua persona chave, levando em consideração, suas dores, desejos e responsabilidades. Não adianta um texto estar bem escrito se for inútil para a persona ou até então redundante para ela.
Conteúdo foi bem escrito? - Aqui é feita uma análise em relação à qualidade do texto. Aborda desde a linguagem utilizada pelo redator, a concordância gramatical, como a própria fluidez do texto.
Essa revisão é focada na escaneabilidade do texto. Consiste em transmitir uma visão mais geral sobre a facilidade de leitura do texto e absorção das informações. Para entender mais sobre escaneabilidade, .
Os itens que são analisados na revisão de escaneabilidade são:
Se o artigo é separado em subtítulos;
Contém frases chave em negrito;
Contém frases curtas;
Contém parágrafos curtos;
Na análise de SEO, é observado o potencial que o artigo tem para ranqueamento orgânico. Consiste em trabalhar bem a palavra chave dentro do texto e outros fatores que o Google considera relevantes para o ranqueamento.
Os itens que são analisados na revisão de SEO são:
Palavra-chave no título;
Palavra-chave na introdução;
Presença de links outbound;
Presença de links internos;
Palavra chave presente no conteúdo ao menos três vezes;
Além desses pontos, é importante que o produtor também siga as recomendações do Yoast SEO na área de SEO, que trazem feedbacks específicos para a mudança no texto.
Após feitas as análises, o revisor deve anexar o texto revisado (caso ele fez alguma mudança diretamente), preencher cada item nos checklists (de acordo com a aprovação de cada um) e deixar um comentário com o feedback geral no card do Trello. Informar se existe necessidade de reescrita completa ou de apenas adequação por parte do produtor.