Otimização do site
Como seguir os processos de otimização do site e performance de SEO técnico.
Last updated
Was this helpful?
Como seguir os processos de otimização do site e performance de SEO técnico.
Last updated
Was this helpful?
Para a otimização do site, alguns pilares são importantes: otimização da velocidade, gestão de links e SEO on-page.
A velocidade do site é recorrentemente analisada com melhorias feitas quando identificadas. É recomendado que a velocidade seja analisada com uma frequência semanal.
Para verificar a velocidade do site, usamos a ferramenta .
Abra o GTMetrix
Coloque o link da página a ser analisada (Não esquecer do https!)
Observe os resultados e recomendações do GTMetrix. Se a velocidade segundo o PageSpeed estiver abaixo de 90%, é interessante a aplicação das melhorias recomendadas.
As melhorias geralmente serão em relação à otimização de imagens ou de cache. Para o cache, otimizações em nosso plugin podem resolver.
Se não souber como resolver algumas das questões de otimização, fale com o Alisson que pode te ajudar com alguma questão técnica que envolve código.
Aqui, analisamos como está a estrutura de linkagem da W3lcome. Essa análise é importante para a autoridade do nosso domínio e ter certeza que não temos nenhum link quebrado em lugar algum.
Entre na sua conta do SEOlyzer.
Na barra lateral esquerda, clique em "Crawler" e "Crawl List".
Clique em "Start a Crawl" no canto superior direito, e espere o crawl terminar.
Clique em "View Now" quando o crawl estiver pronto.
Clique em "Indexability" e dê uma olhada nos links não indexáveis. Se algum dos links que não estão indexáveis deveriam estar, trabalhe em resolver o problema.
Verifique também a aba HTTP codes e veja se alguma página está com código 404 (se sim, tente resolver o problema).
A otimização de conteúdo do blog voltada para mecanismos de busca tem a finalidade de subir a posição de um conteúdo no ranqueamento do Google para as palavras-chave para as quais se deseja ranquear.
A fim de escolher os conteúdos a serem otimizados, sugere-se conferir a posição em que se encontram no ranqueamento. Conteúdos que estão na segunda página de resultados têm bastante potencial de aumento de acessos caso subam para a primeira página. Conteúdos que se encontram na primeira página, mas não nas melhores posições, também têm potencial, a não ser que os conteúdos que ranqueiam acima sejam de domínios com muita autoridade no assunto.
Para a otimização em si, é interessante buscar informações sobre as políticas de ranqueamento do Google, pois elas se atualizam com frequência.
Para a análise de links, usamos o software .
Atualmente (jan/2020), nos baseamos no TF-IDF, um cálculo usado pelo Google para entender a importância dos termos nas páginas de um site. Conhecer esse modelo ajuda a planejar e otimizar os conteúdos (recomenda-se a leitura ). Para orientar a otimização com base no TF-IDF, pode-se utilizar a , onde é possível escrever o texto e receber feedbacks automatizados em tempo real de quais termos devem ser incluídos em maior ou menor quantidade no conteúdo.